8 Traços de personalidade de pessoas altamente inteligentes (apoiados pela ciência)

8 Traços de personalidade de pessoas altamente inteligentes (apoiados pela ciência)

No Quora, mais de 100 pessoas responderam à pergunta “Quais são as características comuns de pessoas altamente inteligentes?”

Alguns usuários afirmam saber por experiência própria; outros estão apenas dando um palpite.

Acontece que muitos usuários deram respostas com as quais os pesquisadores concordariam.

Pegamos oito das respostas mais intrigantes do Quora e explicamos a ciência por trás delas – e vamos apenas dizer que nos sentimos muito mais inteligentes agora.

Aqui está o que aprendemos:

 

1. Eles são altamente adaptáveis.

Vários usuários do Quora notaram que pessoas inteligentes são flexíveis e capazes de prosperar em diferentes ambientes. Como Donna F Hammett escreve, pessoas inteligentes se adaptam “mostrando o que pode ser feito independentemente das complicações ou restrições impostas a elas”.

Pesquisas psicológicas recentes apóiam essa ideia. A inteligência depende de ser capaz de mudar seus próprios comportamentos para lidar de forma mais eficaz com seu ambiente ou fazer mudanças no ambiente em que você está.

 

2. Eles entendem o quanto eles não sabem.

As pessoas mais espertas são capazes de admitir quando não estão familiarizadas com um conceito específico. Como escreve Jim Winer, as pessoas inteligentes “não têm medo de dizer: ‘Não sei’. Se eles não sabem, podem aprender. ”

A observação de Winer é apoiada por um estudo clássico de Justin Kruger e David Dunning, que descobriu que quanto menos inteligente você é, mais superestima suas habilidades cognitivas.

Em um experimento, por exemplo, os alunos que pontuaram no quartil mais baixo em um teste adaptado do LSAT superestimaram o número de perguntas que acertaram em quase 50%. Enquanto isso, aqueles que pontuaram no quartil superior subestimaram levemente quantas perguntas acertaram.

 

3. Eles têm uma curiosidade insaciável.

Albert Einstein teria dito: “Não tenho nenhum talento especial, estou apenas apaixonadamente curioso”.

Ou, como diz Keyzurbur Alas, “Pessoas inteligentes se deixam fascinar por coisas que os outros consideram óbvias”.

Pesquisa publicada em 2016 sugere que há uma ligação entre a inteligência infantil e a abertura para a experiência – que engloba a curiosidade intelectual – na idade adulta.

Cientistas acompanharam milhares de pessoas nascidas no Reino Unido por 50 anos e descobriram que crianças de 11 anos com pontuação mais alta em um teste de QI mostraram-se mais abertas à experiência aos 50 anos.

 

4. Eles têm a mente aberta.

Pessoas inteligentes não se fecham para novas idéias ou oportunidades. Hammett escreve que pessoas inteligentes estão “dispostas a aceitar e considerar outras visões com valor e mente aberta” e que estão “abertas a soluções alternativas”.

Os psicólogos dizem que as pessoas de mente aberta – aquelas que buscam pontos de vista alternativos e pesam as evidências de maneira justa – tendem a pontuar mais alto no SAT e nos testes de inteligência.

Ao mesmo tempo, pessoas inteligentes são cuidadosas com as idéias e perspectivas que adotam.

“Uma mente inteligente tem uma forte aversão a aceitar as coisas pelo valor de face e, portanto, retém a crença até que seja apresentada com ampla evidência”, diz Alas.

 

5. Eles gostam de sua própria empresa.

Richard He aponta que pessoas altamente inteligentes tendem a ser “muito individualistas”.

Curiosamente, pesquisas recentes sugerem que pessoas mais inteligentes tendem a obter menos satisfação do que a maioria das pessoas ao conviver com amigos.

 

6. Eles têm alto autocontrole.

Zoher Ali escreve que pessoas inteligentes são capazes de superar a impulsividade “planejando, esclarecendo metas, explorando estratégias alternativas e considerando as consequências antes de começar”.

Os cientistas descobriram uma ligação entre o autocontrole e a inteligência. Em um estudo de 2009, os participantes tiveram que escolher entre duas recompensas financeiras: um pagamento menor imediatamente ou um pagamento maior em uma data posterior.

Os resultados mostraram que os participantes que escolheram o pagamento maior em uma data posterior – ou seja, aqueles que tinham mais autocontrole – geralmente pontuaram mais alto nos testes de inteligência.

Os pesquisadores por trás desse estudo dizem que uma área do cérebro – o córtex pré-frontal anterior – pode desempenhar um papel em ajudar as pessoas a resolver problemas difíceis e demonstrar autocontrole enquanto trabalham em direção aos objetivos.

 

7. Eles são muito engraçados.

Advita Bihani aponta que pessoas muito inteligentes tendem a ter um grande senso de humor.

Os cientistas concordam. Um estudo descobriu que pessoas que escreveram legendas de desenhos animados mais engraçadas tiveram pontuações mais altas em medidas de inteligência verbal. Outro estudo descobriu que comediantes profissionais pontuaram acima da média nas medidas de inteligência verbal.

 

8. Eles são sensíveis às experiências de outras pessoas.

Pessoas inteligentes podem “quase sentir o que alguém está pensando / sentindo”, diz He.

Alguns psicólogos argumentam que a empatia, estar em sintonia com as necessidades e sentimentos dos outros e agir de forma sensível a essas necessidades, é um componente central da inteligência emocional. Indivíduos emocionalmente inteligentes normalmente estão muito interessados ​​em conversar com novas pessoas e aprender mais sobre elas.

 

Fonte: https://www.inc.com/business-insider/8-personality-traits-highly-intelligent-genius-people-share-according-to-science.html

 

Publicado originalmente em 21/07/2016

 

 



WhatsApp chat