Dicas para abrir horizontes com a Educação à Distância

Dicas para abrir horizontes com a Educação à Distância

Educação à Distância, ou EAD, também chamada de ensino online, é uma modalidade de educação que universaliza o acesso ao conhecimento. Trata-se de um novo ambiente onde a interação da sala de aula é provocada por outros meios eficazes de aprendizado.

O aprendizado colaborativo proporcionado pela EAD extrapola distâncias, culturas, temporalidade e faz com que todos ganhem.

Para que você não acumule tarefas e possa fazer um bom proveito do seu curso, reunimos algumas dicas de como organizar melhor os estudos a distância.

Pense bem no tempo que você tem disponível

De nada adianta se comprometer com alguma coisa se você não tem tempo suficiente para ela, e para um curso a distância isso não é diferente. Você precisará dedicar uma parte do seu tempo para os estudos, seja para assistir às aulas ou para realizar as tarefas exigidas.

Disponibilize seu tempo definindo a prioridade de cada uma das coisas que você tem para fazer, sejam elas relacionadas ao curso ou não. Busque sempre um equilíbrio entre o tempo disposto para os estudos, para o trabalho e para o descanso.

Faça um plano de estudos e não o abandone

Defina um plano de estudos para dar conta das leituras e exercícios cobrados pelo curso. Ele pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal – o importante é que ele seja compatível com a sua rotina.

Se mesmo com o plano de estudos você sentir que não está conseguindo ficar em dia com as tarefas, não desista! Você pode revisá-lo e modificá-lo quantas vezes for necessário até encontrar uma forma que se adapte às suas necessidades.

Familiarize-se com as plataformas e os métodos de ensino utilizados pela instituição

Evite futuras dores de cabeça entendendo bem como funciona o sistema utilizado para assistir às aulas ou enviar os trabalhos. Procure explorá-lo sempre que possível para não deixar possíveis dúvidas aparecerem justamente na hora de mandar aquele relatório que não vai ter o prazo de entrega estendido.

Seja proativo

Exponha suas dúvidas: não tenha medo de fazer qualquer pergunta para o professor ou coordenador do curso. Entendendo e sabendo melhor, você só sairá ganhando.

Aproveite também as oportunidades que o curso pode lhe proporcionar: atividades extracurriculares como pesquisa e extensão podem ser oferecidas mesmo para alunos de cursos a distância. Além de trazerem mais aprendizado, elas são interessantes para o seu currículo profissional.

Fonte:

  • http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/conheca-dicas-importantes-para-melhorar-seu-rendimento-em-um-curso-a-distancia/


WhatsApp chat