Ferramentas e Dicas para potencializar suas aulas remotas

Ferramentas e Dicas para potencializar suas aulas remotas

Com a pandemia do novo Coronavírus, onde os cidadão estão de quarentena, a educação não podia parar. Muitos professores estão dando suas aulas a distancia (EAD), por mais que seja algo novo, ultimamente tem se tornado o novo normal, e facilitou muito mais a vida dos professores, agora eles não precisam se preocupar tanto em proporcionar um ensino diferenciado, pois eles podem adotar metodologias inovadoras para facilitar o ensino, tornando a vida do estudante mais agradável e proveitosa.

Pensando nisso separamos algumas ferramentas e dicas para ajudar os professores a continuarem dando suas aulas remotas e manter os alunos motivados para aprender e não perderem o ritmo.

FERRAMENTAS PARA AUXILIAR OS PROFESSORES NAS AULAS REMOTAS!

1.  GoConqr

A plataforma disponibiliza uma variedade de ferramentas de construção de recursos visuais para aprendizagem, como mapas mentais, fluxogramas, testes e cartões de resumo (flashcards).

A criação e compartilhamento de materiais produzidos são possíveis de acessar na versão gratuita, além disso  é possível acessar um canal no Youtube com tutoriais que ensinam a usar a plataforma.

2.  Khan Academy 

A Khan Academy oferece exercícios de matemática, química, biologia, física e o grande diferencial é que o professor pode criar turmas e atribuir tarefas que podem ser avaliadas. Para o estudante, após realizar um cadastro tem acesso aos conteúdos como aulas e exercícios.

3.  Stoodi

Para ter acesso é necessário criar um login, o foco é voltado para conteúdos  do Ensino Médio e oferece mais de 5 mil vídeo aulas de todas as disciplinas e 30 mil exercícios resolvidos.

Os estudantes do 3º ano, além do acesso às aulas, tem disponível plano de estudos, correção de redações, resumos, simulados e as últimas edições da prova do Enem.

4.  Qranio

O aplicativo de aprendizagem utiliza a gamificação para estimular os estudantes a buscar conteúdos educacionais  e está com livre acesso por três meses.

5.  Inteceleri

Por meio da parceria com o Google for Education, a startup colocou suas soluções à disposição gratuitamente para os estudantes, entre eles, o matematicando, ferramenta que auxilia como jogo educativo digital e promove exercícios neurolinguísticos.

6.  Escola Digital

A Escola Digital é uma plataforma gratuita de busca, que concentra mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem voltados a estudantes, pais e professores. A pesquisa pode ser realizada a partir de disciplinas, de etapas de ensino ou tipos de mídia.

7.  Videoaulas no YouTube Edu

Nesta página, você encontra uma série de canais que reúnem materiais de professores e profissionais de educação que disponibilizam aulas de todas as disciplinas da educação básica e também algumas do ensino superior.

8.  Slack

Ao invés de utilizar o WhatsApp para comunicação interna entre equipes e evitar confundir conversas pessoais com profissionais, sua escola pode optar pelo Slack. Com essa ferramenta, disponível no computador e celular, as conversas ficam organizadas em um só lugar.

É possível criar vários canais, mantendo chats separados e divididos em projetos ou departamentos. Assim, fica mais fácil organizar as conversas do financeiro, secretaria, coordenação e outros setores.

9. Plickers

O Plickers é uma das ferramentas de escolas que mais vai ajudar seus professores. Ele administra testes rápidos, permitindo que o educador escaneie as respostas em tempo real.

É uma forma prática de fazer avaliações e ver qual é o desempenho individual de cada aluno. O aplicativo gera e salva os resultados, cria gráficos e dados, o que facilita para identificar dificuldades e criar novas estratégias de aprendizagem.

10. Kahoot!

O Kahoot! é uma plataforma dinâmica de perguntas e respostas, parecido com um quiz. Os alunos se divertem ao responder as atividades com os colegas e ainda podem ganhar pontos.

Os professores podem utilizar a ferramenta para fazer revisões de forma interativa, introduzir novos tópicos e avaliar de forma mais prática. As escolas também podem utilizar para fazer pesquisas.

11. Google: Drive, Hangouts Meet e Classroom

O Google tem várias ferramentas de escolas ideais para uso em aulas remotas. Com o Google Drive, a equipe pode criar e compartilhar documentos, apresentações, formulários, planilhas, entre outros. Os arquivos podem ser compartilhados com todos, sendo possível editar até mesmo offline – sem internet.

No Google Hangouts Meet, é mais fácil fazer videoconferências, como reuniões de pais, conselhos de classe e aulas ao vivo. A plataforma é parceira da Agenda Edu, permitindo às escolas fazer transmissões utilizando a funcionalidade Eventos, além de enviar lembretes automáticos.

Outra das ferramentas de escolas oferecidas é o Google Classroom, sala de aula online. Ele foi criado para ajudar turmas a se comunicar, organizar e economizar tempo. Os professores podem criar cada turma, fazer um mural de avisos, notas e atividades.

12. Agenda Edu

A comunicação entre escola, famílias e alunos é a peça chave para estreitar os laços e engajar na rotina escolar. Com a suspensão das aulas presenciais, essa conexão é ainda mais importante e indispensável.

Uma agenda digital é a solução para garantir o acompanhamento das aulas online. Com a Agenda Edu, a escola garante uma comunicação direta, efetiva e sem complicações.

13. Easel.ly

O Easel.ly é um site cuja missão é “inspirar e capacitar qualquer um a representar uma ideia de maneira visual”. A plataforma permite que você crie infográficos inovadores para ilustrar e explicar determinado tema. Para tanto, ela disponibiliza uma série de modelos para seguir, além de dicas e ferramentas para auxiliar o seu projeto.

É importante lembrar que, para muitos estudantes, pode ser mais fácil compreender um determinado conteúdo quando há algum apoio visual. Sendo assim, a arte da infografia surge como uma alternativa que permite descomplicar um assunto, tornando a leitura mais rápida e eficaz.

14. BigHugeLabs

Os seus alunos estão com dificuldades para fazerem boas apresentações? Então, o BigHugeLabs pode ser uma ótima solução. Esse site, além de possuir navegação bastante simples e intuitiva, serve para fazer várias coisas — como mosaicos com fotos, por exemplo —, mas possibilita, especialmente, criar slides e gráficos personalizados.

Contudo, não são apenas os estudantes que podem tirar vantagem dessa ferramenta on-line. O professor também pode utilizá-la para criar apresentações mais interativas e divertidas. É válido frisar que detalhes podem ser decisivos para que o aluno se interesse ou não pela sua matéria, por isso é fundamental sempre adotar práticas inovadoras na educação.

15. Socrative

A tecnologia está bastante presente no dia a dia da maioria dos estudantes e privá-los desse contato durante a execução de tarefas escolares significa uma grande perda não só para eles, mas, também, para os educadores.

Isso porque existem muitos recursos disponíveis na web que facilitam a comunicação com os alunos, o compartilhamento de conteúdos e a avaliação interativa do desempenho de cada um deles. Um exemplo é o Socrative, um aplicativo com o qual o docente elabora perguntas para testar o conhecimento dos estudantes ou, até mesmo, para receber feedbacks sobre as suas aulas.

16.  GoConqr

Quer montar aulas diferenciadas, interativas e repletas de tecnologia? Então a ferramenta GoConqr é o que falta para você. Por meio dela, o professor consegue atrair a atenção dos estudantes ao criar, personalizar e compartilhar diversos conteúdos atrativos, como:

  • mapas mentais para brainstorming, planejamento, resoluções de questões e exposição de trabalhos e aulas;
  • slides para apresentações e projetos;
  • fluxogramas para ilustrar modelos e processos, o que permite facilitar a compreensão do conteúdo e aumentar a produtividade da aula;
  • flashcards para fixar informações na memória sobre leis, fórmulas, vocabulário e conceitos;
  • quizzes para testar o conhecimento do aluno de maneira rápida e dinâmica;
  • notas em forma de caderno para anotações on-line, o qual permite inserir vídeos, textos, links, imagens e outros materiais.

 

Além disso tudo, o GoConqr oferece alguns outros recursos que tornam a experiência digital e a aprendizagem do aluno a melhor possível — além de facilitar e otimizar o trabalho do professor —, tais como:

  • grupos de estudos para dividir informações relevantes dentro e fora da sala de aula;
  • cursos podem ser facilmente montados para revisões, aulas e treinamentos, por exemplo;
  • SmartLinks para avaliar as habilidades dos alunos e gerar relatórios de desempenho.

 

17.  Remind

O Remind é uma solução que funciona de maneira bastante similar ao WhatsApp, porém voltada para a área da educação. Por meio do aplicativo, é possível criar listas e grupos, de alunos ou pais, para enviar mensagens em tempo real a todos, simultaneamente ou de modo individualizado.

A plataforma é uma ótima maneira de enviar avisos e recados sobre a sua aula, tendo em vista que os estudantes dificilmente largam os seus celulares, não é mesmo? Além disso, é interessante salientar que muitos pais não têm o hábito de acessar e-mails — algumas vezes, sequer os têm. Por isso, o Remind promove uma comunicação mais efetiva, sem perder o profissionalismo.

18.  Evernote

Está com dificuldade para organizar os seus materiais? Sabemos que os professores lidam com muitas turmas, de diferentes níveis, e que a rotina é muito puxada. Em meio a tantos afazeres, é natural que a mente canse e esqueça de coisas importantes.

No entanto, esse tipo de problema pode ser facilmente resolvido com a utilização de um aplicativo bastante útil: o Evernote. Você não precisa mais carregar papéis por onde for. Nessa ferramenta, consegue-se inserir arquivos, compilar documentos, tirar fotos, criar listas de tarefas e muitas outras funções que facilitam o dia a dia do professor. Ou seja, é possível trabalhar de forma mais inteligente.

O estudante também pode usar esse recurso para se organizar melhor e para transformar o seu dispositivo em uma eficiente plataforma de estudo. Por falar nisso, é válido ressaltar que o Evernote é uma alternativa versátil, pois funciona em tablets, celulares e computadores com Windows, iOS e Android.

Fonte: https://blog.portabilis.com.br/6-ferramentas-uteis-para-dar-aulas-mais-dinamicas-para-seus-alunos/

Fonte: https://ifrs.edu.br/caxias/ferramentas-digitais-para-aprendizagem-remota/

Publicado originalmente em 18/05/2020

Fonte: https://jornadaedu.com.br/tendencias-em-educacao/dicas-de-ferramentas-de-escolas-para-aulas-remotas/

Publicado originalmente em 15/05/2020



WhatsApp chat