Qual a Importância da Gestão de Cadeia de Suplementos na Construção Civil

Qual a Importância da Gestão de Cadeia de Suplementos na Construção Civil

A indústria da construção civil é conhecida por ser altamente fragmentada, compreendendo vários agentes, como arquitetos, fornecedores, empreiteiros e fornecedores indiretos. Gestão de cadeia de suplementos (SCM, do inglês Supply Chain Management) nesta indústria pode interpretar um papel crucial na melhora da coordenação entre os agentes, enquanto garante a qualidade e a lucratividade de um projeto de construção.

Gestão da Cadeia de Abastecimento na Construção

O conceito de SCM surgiu no setor de manufatura e foi popularizado por fabricantes automotivos que utilizavam ferramentas como entrega just-in-time e gerenciamento de logística para seus processos de produção. A aplicação de SCM na construção tem sido limitada e focada mais em um aspecto particular da cadeia de suprimentos do que na indústria como um todo. 

A cadeia de abastecimento é um nexo de organizações envolvidas, desde o ponto em que o fornecedor adquire a matéria-prima até o momento em que o cliente recebe o produto, nas diferentes atividades e processos que geram valor na forma de produtos e serviços para o cliente final. 

Os produtos e serviços oferecidos por organizações da indústria da construção representam aproximadamente 80% do custo do projeto. Esses recursos são geralmente feitos sob encomenda ou exclusivos para cada projeto, com escopo limitado para repetição. O SCM pode ajudar no gerenciamento eficiente de como e quando esses produtos e serviços são adquiridos, melhorando a qualidade geral, a funcionalidade e a lucratividade de um projeto.

Benefícios do SCM na construção 

O SCM pode fornecer uma vantagem competitiva para as organizações, permitindo-lhes gerenciar os vários fatores e variáveis ​​dentro do projeto de forma mais eficaz e eficiente do que seus concorrentes. Pode garantir uma gestão eficiente de materiais e informações para melhorar o desempenho de seus fornecedores. 

As organizações podem reduzir a incerteza relacionada a materiais, equipamentos e logística na cadeia de suprimentos criando alianças de longo prazo, o que leva ainda mais à redução de custos. O SCM também oferece oportunidades iguais para todos os fornecedores e permite a formação de novas alianças com fornecedores confiáveis. 

Além disso, o SCM pode garantir que os cronogramas do projeto sejam criados de maneira eficaz e os prazos sejam cumpridos, melhorando assim a satisfação do cliente e a reputação da organização no setor. A incorporação de tecnologias digitais pode melhorar ainda mais a implementação de SCM no setor.

Cadeia de suprimentos digital na construção 

A natureza altamente fragmentada da indústria da construção torna difícil o gerenciamento do processo de construção, especialmente quando um projeto envolve vários fornecedores e empreiteiros. Uma cadeia de suprimentos digital pode ajudar a sincronizar a rede da cadeia de suprimentos entre as várias partes envolvidas no projeto. 

As tecnologias digitais podem fornecer dados relacionados a materiais, equipamentos e marcos de construção enquanto coordenam os cronogramas das várias partes. Ele também pode ajudar na comparação de detalhes de inventário de todas as partes e permitir a tomada de decisões em tempo real com base nos dados. 

Além disso, o uso de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA) pode fornecer insights sobre o desempenho de equipamentos e ativos. Essas tecnologias também podem ajudar na melhoria da qualidade, consumo de recursos e redução de custos. 

Desafios para SCM na construção 

A falta de um modelo de SCM comprovado ou padronizado para a indústria da construção torna um desafio para ser implementado de forma eficaz. Um dos desafios mais comuns para o SCM na construção é a falta de integração e colaboração entre todas as partes envolvidas. 

Mudanças no projeto, cálculos imprecisos e falta de confiança entre as partes interessadas podem ser um obstáculo na implementação eficaz do SCM. A má qualidade dos materiais e equipamentos, o treinamento inadequado de subcontratados e trabalhadores são alguns dos outros desafios. Além disso, não existem ferramentas para medir com eficiência o desempenho de todas as partes envolvidas no projeto.

Passos para superar os desafios 

A implementação bem-sucedida do SCM na construção só pode ser alcançada quando todas as partes envolvidas estiverem receptivas às mudanças em todos os aspectos da cadeia de abastecimento. Essa mudança pode ser realizada por meio de uma mudança cultural e um entendimento entre todas as partes sobre como o SCM pode se beneficiar e gerar lucros. 

A melhoria da comunicação e da confiança entre as partes interessadas é essencial para gerenciar os riscos e eventos inesperados ao longo do desenvolvimento do projeto. Envolver todas as partes da cadeia de suprimentos durante os estágios iniciais do projeto pode ajudar a entender os prazos, riscos e requisitos. 

A gestão eficaz de subcontratados também deve ser implementada considerando o subcontratado como parte da cadeia de abastecimento e convidando-os a contribuições para agregar valor ao projeto. Finalmente, parâmetros específicos devem ser desenvolvidos para serem usados ​​como critérios para formar alianças com os parceiros da cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo que garantem formas de monitorar o desempenho dos parceiros da aliança.

Perguntas frequentes sobre a Gestão de Cadeia de Suplementos 

O que é gerenciamento da cadeia de suprimentos na construção? 

A cadeia de abastecimento é um nexo de organizações envolvidas, desde o ponto em que o fornecedor adquire a matéria-prima até o momento em que o cliente recebe o produto, nas diferentes atividades e processos que geram valor na forma de produtos e serviços para o cliente final. 

Quais são os benefícios da cadeia de abastecimento em construções? 

  1. SCM pode fornecer uma vantagem competitiva para as organizações, permitindo-lhes gerenciar os vários fatores e variáveis dentro do projeto de forma mais eficaz e eficiente do que seus concorrentes.
  2. Com o SCM, as organizações podem reduzir a incerteza relacionada a materiais, equipamentos e logística na cadeia de suprimentos, criando alianças de longo prazo, o que leva ainda mais à redução de custos.
  3. O SCM pode garantir que os cronogramas do projeto sejam criados de forma eficaz e os prazos sejam cumpridos, melhorando assim a satisfação do cliente e a reputação da organização no setor.

Qual é o maior desafio para a implementação do SCM na indústria da construção? 

A falta de um modelo de SCM comprovado ou padronizado para a indústria da construção torna um desafio para ser implementado de forma eficaz. Um dos desafios mais comuns para o SCM na construção é a falta de integração e colaboração entre todas as partes envolvidas.

Fonte: How Important is Supply Chain Management in Construction – disponível em https://theconstructor.org/construction/supply-chain-management-in-construction/170835/



WhatsApp chat