Introdução ao Advanced Work Packaging do CII – Uma prática recomendada do setor

Introdução ao Advanced Work Packaging do CII – Uma prática recomendada do setor

Autor: Sean P. Pellegrino, PE

 

Advanced Work Packaging é o fluxo geral do processo de todos os pacotes de trabalho detalhados (pacotes de trabalho de construção, engenharia e instalação). AWP é um processo planejado e executável que abrange o trabalho em um projeto EPC, começando com o planejamento inicial e continuando por meio do design detalhado e da execução da construção.; AWP fornece a estrutura para construção produtiva e progressiva e presume a existência de um plano de execução da construção.

Como os estudos de caso do CII mostraram, o processo CII AWP, se implementado corretamente ao longo do ciclo de vida do projeto, melhora a produtividade de campo e a previsibilidade das principais métricas de cronograma e custo do projeto. Benefícios residuais de segurança de campo aprimorada, limpeza do local, melhor qualidade e moral mais alto da equipe do projeto também foram relatados quando o AWP foi seguido.

1. PROCESSO AWP:

O processo AWP incorpora o ciclo de vida completo do projeto, começando na configuração inicial do projeto e continuando com as atividades até o início e a entrega do projeto, conforme mostrado na Figura 1 abaixo.

 

 

Pacote de Trabalho de Instalação (IWP): Um plano detalhado que organiza e entrega todos os elementos necessários para concluir a instalação de um escopo de trabalho específico no campo. O IWP permite que os artesãos realizem o trabalho de forma segura e eficiente. Geralmente, o escopo é pequeno o suficiente para ser concluído em uma a duas semanas por uma equipe. Um IWP inclui detalhes como descrição do trabalho, etapas e sequência, documentos necessários, horas estimadas, materiais e equipamentos, instruções especiais, e análise de riscos de segurança.

 

1.2 VISÃO GERAL DO PROCESSO AWP

O processo AWP segue um ciclo de vida completo do projeto para maximizar a execução eficaz. Ele é dividido em três estágios:

  • Estágio I – Planejamento/Design Preliminar: Define o empacotamento do trabalho e estabelece atividades necessárias para o desenvolvimento inicial.
  • Estágio II – Engenharia Detalhada: Desenvolve os planos do Estágio I, alinhando as entregas de engenharia com os requisitos de construção e preparando a sequência de construção.
  • Estágio III – Construção: Implementa os Pacotes de Trabalho de Instalação (IWPs) com base no planejamento detalhado dos estágios anteriores, garantindo a execução eficaz no campo.

Etapa I – Planejamento/Design Preliminar:

Este estágio oferece suporte a práticas de gerenciamento de projetos geralmente aceitas, com a inclusão de atividades específicas para empacotamento de trabalho. Ele é crucial para o planejamento coordenado de engenharia, construção e rotatividade do sistema, incluindo a consideração da sequência de construção.

 

Definição do Projeto:

  • Definir o escopo geral do trabalho/projeto.
  • Definir planos de contratação e aquisição.
  • Definir a sequência de construção – estabelecer como a instalação deve ser construída ( por exemplo , construção em bastão, modular).
  • Estabeleça requisitos de entrega técnica/de engenharia e o nível de detalhes do projeto – entregas e detalhes que se alinham com os requisitos de sequenciamento da construção.

Planejamento da Construção:

  • Plano de embalagem de trabalho.
  • Refinar o plano de contratação.
  • Refinar sequência de construção/caminho de construção.
  • Planejar as necessidades de aquisição e logística.
  • Identificar restrições do local/projeto.
  • Considere os riscos climáticos e possíveis mitigações.
  • Desenvolver detalhes do plano de construção – estabelecer um plano de execução da construção.
  • Considere estruturas temporárias/requisitos de serviços públicos – estabeleça estacionamento, fluxo de tráfego, escritórios, áreas de descanso e outros requisitos temporários e de serviços públicos necessários.

Planejamento de Engenharia:

  • Plano de embalagem de trabalho.
  • Revisar plano de contratação.
  • Rever sequência de construção.
  • Revisar as entregas da definição do projeto.
  • Revisar o plano de aquisições.
  • Desenvolver arranjo geral/plano de enredo.
  • Estabeleça um plano de tecnologia para abordar os requisitos de formato de dados e marcação a serem usados ​​durante todo o projeto.

Desenvolvimento de Limites CWP:

O tamanho do CWP é relatado em termos de horas-homem necessárias para executar o trabalho. A identificação e o dimensionamento do CWP devem considerar a capacidade apropriada de planejar, organizar, executar e controlar o trabalho. O objetivo final da divisão do CWP é amadurecer e desenvolver ainda mais os IWPs detalhados.

  • Planta de loteamento maduro ou desenhos de arranjo geral para identificar os CWPs.
  • Plano de construção maduro para alinhamento do CWP.
  • Planos maduros de contratação/aquisição/execução para alinhamento do CWP.
  • Avaliar a disponibilidade dos artesãos pelo CWP para garantir o nivelamento adequado dos recursos.
  • Refinar o WBS para garantir o alinhamento do CWP.
  • Estabelecer o layout geográfico dos sistemas/áreas para identificar interfaces entre a construção e a conclusão do sistema.
  • Identificar materiais de construção para identificar materiais de chumbo únicos e longos que podem impactar o sequenciamento do CWP.
  • Estabelecer marcos de contrato de cliente/contratado para identificar marcos para alinhamento com o sequenciamento do CWP.
  • Sequência de rotatividade do sistema maduro para consideração no sequenciamento CWP.

Desenvolvimento de Limites EWP:

  • Considere se a fabricação será realizada usando construção modular. O método de fabricação impactará os entregáveis ​​do EWP.
  • Considere o feedback da construção antes do início da engenharia de detalhes para minimizar o retrabalho.
  • Definir o Padrão EWP para controlar a criação e conclusão do EWP para garantir o alinhamento com o WBS.

Etapa II – Engenharia de Detalhes:

O Estágio II, Engenharia de Detalhes, no processo AWP resulta no desenvolvimento do cronograma de Nível 3. Esse resultado é alcançado pela coordenação interativa proposital entre a engenharia e o desenvolvimento do cronograma de Nível 3. O trabalho neste estágio amadurece e refina as atividades de empacotamento de trabalho realizadas no Estágio 1 do processo AWP.

Desenvolvimento do cronograma:

Um objetivo fundamental nesta etapa é detalhar o cronograma, resultando em um cronograma preliminar de Nível 3 por CWP, realizado pelas respectivas disciplinas de engenharia por EWP e vinculado às datas necessárias na sequência de construção estabelecida.

Cronograma Detalhado de Construção:

Nesta etapa é finalizar o cronograma detalhado da construção no cronograma do Nível 3.

Construção:

Onde a teoria encontra a prática e todos os esforços anteriores do processo AWP dão frutos. Um objetivo do AWP é produzir IWPs livres de restrições que suportem a sequência de construção e o cronograma. Um IWP eficaz garante que o trabalho certo seja realizado na hora certa e que todos os elementos necessários estejam disponíveis antes do início daquele pacote de trabalho específico.

  1. Criação do IWP.
  2. Interface de controle de documentos.
  3. Emissão de IWP para o Campo.
  4. Controle do IWP no Campo.
  5. Encerramento do IWP.

Etapa III – Criação do IWP:

A coordenação de chaves em relação ao cronograma e o monitoramento das restrições são necessários. Se as restrições identificadas puderem ser removidas antes da emissão para o campo, o IWP então passa para a etapa da interface de Controle de Documentos.

Interface de Controle de Documentos:

O IWP é verificado para garantir que as aprovações apropriadas foram recebidas e que as últimas revisões dos vários documentos estão incluídas no IWP. Uma vez que o IWP é registrado e validado pelo grupo Document Control para ter todos os componentes e aprovações necessários, o IWP é liberado para o Workface Planner apropriado para a validação final.

Emissão do IWP para o Campo:

Workface Planner monitora e valida que todas as restrições necessárias para executar o IWP foram removidas. Uma vez que todas as restrições foram removidas, o IWP é enviado ao superintendente de campo apropriado para execução de campo.

Controle do IWP no Campo:

Alternativamente, o IWP é reciclado para conclusão em um momento mais eficaz.

Encerramento do IWP:

Para garantir a implementação bem-sucedida do AWP, é recomendado que um programa de garantia do AWP seja empregado. O objetivo do programa de garantia é impulsionar a implementação bem-sucedida do Advanced Work Packaging, garantindo a prontidão e a sustentabilidade do AWP durante todo o projeto.

AUTOR

Sean P. Pellegrino, PE, 

FONTE

https://www.long-intl.com/articles/ciis-advanced-work-packaging/

 



WhatsApp Olá! Posso ajudar?