13 abr Como o método PDCA pode contribuir no gerenciamento de custos e riscos de projetos
Em meio ao mercado cada vez mais competitivo, a principal forma das organizações converterem suas tarefas cotidianas em resultados consistentes é através de projetos, aplicando competências, capacidades e recursos de forma estruturada e eficiente. O uso das técnicas de gerenciamento de projetos vem ganhando cada vez mais destaque e importância no meio empresarial, pelos resultados produzidos.
Já com relação ao gerenciamento de riscos, o Guia PMBOK® aponta os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.
Quando o planejamento é realizado minuciosamente e bem estruturado amplia o indício de sucesso para as outras etapas do gerenciamento dos riscos. Neste processo de gerenciamento dos riscos é averiguado como os orçamentos, as contingências e as reservas deverão ser citadas e aplicadas.
Dessa forma, o gerenciamento de riscos trata-se da técnica que insere o ciclo PDCA, que tem como meta prover sempre a melhoria, pois o gerenciamento nunca deve ser realizado em um mesmo período de tempo. O ciclo PDCA é realizado para que a organização estabeleça decisões para resolverem problemas, e consequentemente apontar finalidades.
Assim, apodera-se dos problemas dos riscos detectados no projeto. A partir do momento que se encontra problemas de riscos no projeto, deve-se averiguar rapidamente onde eles estão e discuti-los, sendo tal feito elaborado por todos os colaboradores do projeto. Após detectarem os riscos destaca-se a estratégia, a qual pode ser aceitar o risco, mitigá-los ou eliminá-los.
O registro de todo o processo de gerenciamento de riscos com os respetivos resultados deve ser realizado para que ocorram controle e melhoria do mesmo. É interessante dizer que seja qual for à estratégia utilizada ao se identificar riscos, deve-se acompanhá-la firmemente para que estes não voltem. Entretanto para que isto não ocorra, o gestor do projeto não pode produzir os erros do passado; discernir de forma integra os pontos de melhoria, além do que prevenir de alguma forma a repulsa logo de início dos atuais usuários do projeto.
Assim, o PDCA é uma metodologia extremamente necessária de apoio ao que se refere ao processo de melhoria contínua, principalmente porque, a cada processo planejado, averiguado e aperfeiçoado, ocorre o controle do mesmo e o risco não reaparece, melhorando a performance de qualidade e custos do projeto.
Fonte:
- http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2015-01/as-contribuicoes-do-metodo-pdca-no-gerenciamento-de-custos-e-riscos-de-projetos.pdf