Curso: Inspeção e certificação de instalações elétricas
Código:G049
MODALIDADE: In Company, Online ou consulte-nos.
DURAÇÃO: 8 horas de aula ou conforme customização.
DATA E HORÁRIO: Para saber datas de novas turmas, fale conosco.
PLATAFORMAS DE ENSINO: Google Classroom, Teams e Sympla Play.
INTRODUÇÃO:
- As instalações elétricas de baixa tensão, em qualquer tipo de edificação residencial, comercial ou industrial, sejam elas novas ou reformas em instalações existentes, são regidas pela Norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, a qual prescreve, em um dos seus capítulos, como proceder à “verificação final” das instalações antes de entregues ao uso, através de uma inspeção visual e de diversos ensaios, a fim de se verificar se a instalação está em conformidade com suas exigências e prescrições.
- Com o principal objetivo de garantir a qualidade e a segurança, diversos países já exigem o “Certificado de Conformidade da Instalação Elétrica” para realizar a ligação de novos consumidores, ou seja, um “atestado” que assegura que o projeto, a execução e a operação da instalação elétrica estão de acordo com as prescrições da normalização técnica pertinente. Acredita-se que em breve as concessionárias brasileiras farão a mesma exigência, através de uma regulamentação da ANEEL, a qual habilitará organismos (OIC – Organismo de Inspeção ou OCP – Organismo de Certificação de Produtos) devidamente credenciados pelo INMETRO para a realização de inspeção ou certificação de conformidade em instalações elétricas de baixa tensão.
Obrigar a certificação das instalações elétricas de baixa tensão antes de serem postas em serviço é uma antiga aspiração da comunidade técnica, sobretudo dos que se empenham na defesa da segurança. Entretanto, ainda não existe hoje uma determinação formal do INMETRO acerca de “como fazer” a avaliação da conformidade das instalações elétricas, o que não impede que esta avaliação seja realizada a qualquer caso, a qualquer tempo. - Apesar de termos ao nosso dispor uma legislação moderna e rica em detalhes, com normas de elevado padrão como a NBR 5410 e NBR 13570 (Instalações Elétricas em Locais de Afluência de Público), as instalações elétricas em nosso país deixam muito a desejar, visto que, na maioria dos casos, a normalização técnica não é seguida e nem aplicada na elaboração de projetos e na execução das instalações. Isto ocorre porque não existe uma verificação da qualidade e segurança das instalações pelos órgãos municipais competentes e pela concessionária de energia local. Ao tornar compulsória a certificação das instalações elétricas, ou seja, por imposição legal, o governo, além de garantir a segurança da sociedade e a seriedade dos profissionais diretamente envolvidos, estará obrigando que se cumpra a legislação atualmente vigente em nosso país.
- Neste “novo” cenário, surge, portanto, uma nova figura: a do organismo credenciado ou a do inspetor de conformidade, que terá a responsabilidade de realizar a avaliação da conformidade da instalação, cumprindo o novo regulamento a ser imposto pela ANEEL e os procedimentos estabelecidos pelas regras a serem impostas pelo INMETRO e das normas da ABNT.
OBJETIVOS:
- Prover conhecimento para a realização da verificação final (inspeção visual e execução de ensaios) das instalações elétricas de baixa tensão, conforme a NBR 5410:2004, a fim de verificar conformidade com suas prescrições, bem como em atividades de vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico conforme NR-10, NBR 16384, NBR 13752, NBR 5674.
O QUE O ALUNO IRÁ APRENDER:
- Como proceder à “verificação final” das instalações antes de entregues ao uso, através de uma inspeção visual e de diversos ensaios, a fim de se verificar se a instalação está em conformidade com suas exigências e prescrições.
PÚBLICO-ALVO:
- Engenheiros eletricistas e técnicos com formação em eletrotécnica, envolvidos com projeto, instalação, manutenção e vistoria de instalações elétricas de baixa tensão, que desejam ampliar seus horizontes profissionais neste segmento de mercado, (Inspetor de Conformidade das instalações elétricas de baixa tensão conforme NBR 5410), criando e/ou melhorando seus procedimentos técnicos face ao novo processo de avaliação da conformidade.
EMENTA:
-
- O que diz a NBR 5410 (Parte 7).
- AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE: A Certificação no Brasil.
- PROCESSO DE INSPEÇÃO: Regras e
sequência de procedimentos operacionais. Metodologia e dicas de
formulários (checklist) a serem utilizados. Análise do
relacionamento cliente/inspetor. Orientações sobre o
desenvolvimento dos trabalhos práticos. - ANÁLISE DE DOCUMENTOS: Orientações. Exemplos de documentos de
projetos. - VERIFICAÇÃO FINAL: Inspeção Visual (Objetivos, aspectos
gerais, procedimentos e execução). Ensaios (objetivos e
procedimentos). Apresentação em sala de aula de equipamento
para ensaio de instalações elétricas de baixa tensão. - CONCLUSÕES: Análise e discussão de todo o processo.
Comparação com os sistemas de auditoria (NBR 9001, 14001 etc.).
Emissão de Relatório Técnico, Laudo Técnico e Certificado de
Conformidade. - Simulação de uma inspeção.
CONTEÚDO (O QUE VOCÊ VAI RECEBER):
- Material em formato digital.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Para o aluno receber o certificado é preciso que tenha 75% da frequência ou que assista as aulas assíncronas e realize todas as atividades propostas.
- Certificado: será enviado por e-mail, em formato PDF, devidamente identificado, com número da ART e número sequencial, para aqueles que responderem os questionários de qualidade do evento.
- O aluno deverá realizar as aulas em seu notebook/computador próprio. Softwares e licenças deverão ser de responsabilidade do aluno.
- Para desistência ou cancelamento, comunicar a SalettoEDU pelo e-mail hello@salettoedu.com . Para devolução do valor integral da inscrição, o comunicado deve ser feito no prazo máximo de 07 dias antes da data de realização do curso. Posterior a este prazo, será descontada taxa administrativa de R$ 120,00 (cento e vinte reais).
- Para cancelamento no dia do curso ou o não comparecimento, não haverá devolução do valor pago.
- A SalettoEDU se reserva no direito de não ministrar o curso caso não tenha o número mínimo de participantes e neste caso não se responsabiliza por quaisquer outras despesas realizadas pelos inscritos tais como, bilhetes aéreos, hospedagem em hotéis e outras despesas do mesmo gênero.
- Inscrições e pagamentos através do site SYMPLA.
- As inscrições só serão confirmadas mediante pagamento.
BÔNUS:
- Aplicativo NR-10 – Curso básico no formato digital.
- Software INFLEX: classificação das influências externas (conforme NBR 5410), as quais orientam a aplicação das medidas de proteção contra choques e incêndios e as tarefas de seleção e instalação dos componentes.
- Software SLIM: sistema para cadastramento e elaboração de listas de materiais e orçamentos.
PARA INVESTIMENTO E INSCRIÇÃO:
- Para saber Calendário de Cursos e Eventos, clique aqui.
- Para solicitar Orçamento de Curso in Company, clique aqui.
NÃO DEIXE DE CONHECER NOSSAS POLÍTICAS DE COMPLIANCE: