Modelos de negócio que utilizam a plataforma EAD

Modelos de negócio que utilizam a plataforma EAD

O EAD atua em varias modalidades do mercado, afinal, ele é um nicho que vem crescendo de maneira gradativa no Brasil, e no mundo todo. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de alunos matriculados na modalidade de ensino a distância em 2014 já ultrapassava a marca de 3,8 milhões.

O aumento da busca por uma capacitação profissional de qualidade, gerou um aumento da demanda pelos cursos, ampliando também as oportunidades de negócio. Com esse boom, os modelos de EAD se expandiram cada vez mais.

Atualmente os modelos que fazem mais sucesso nesse meio são:

  • Universidades
    Oferecem cursos voltados para a qualificação de nível superior, que utilizam os benefícios do LMS (Learning Management System) e possuem autorização do Ministério da Educação para funcionar e também para que seus alunos possam ser diplomados após sua conclusão.
  • Cursos livres
    Nessa modalidade podem ser ministrados treinamentos sobre qualquer tema e não possuem regulamentação de nenhum órgão do governo ou lei. Esta modalidade de treinamento envolve cursos de culinária, maquiagem, fotografia, entre outros exemplos. Os alunos que procuram este modelo de negócio buscam uma qualificação adicional, e não um diploma, como no caso das universidades.
  • Cursos preparatórios
    Este tipo de curso tem como objetivo preparar o aluno para diversos concursos, provas de vestibular, enem, exames da OAB, etc. Neste nicho, a qualidade e a segurança são os pontos principais para evitar o problema da pirataria existente nesse meio.
  •  Empresas SaaS e de tecnologia
    O EAD se aplica neste tipo de negócio através de benefícios em treinamento das ferramentas, satisfação e retenção de clientes. Também são realizados webinars para a geração de leads.
  • Treinamento corporativo
    Este tipo de treinamento possui uma pegada mais empresarial e oferece treinamentos para colaboradores com a intenção de auxiliá-los a alcançarem objetivos dentro de suas empresas. O EAD demonstra uma viabilidade muito maior, devido a otimização de tempo e isenção de gastos com estabelecimento e com uma infraestrutura custosa.
  • Franquias
    O modelo de franquia procura expandir o negócio para diferentes regiões, por isso a barreira geográfica não deve ser um problema. Com o EAD a distância é encurtada, possibilitando ofertar o serviço para quantas pessoas for necessário, independente de onde estejam.

Estes foram alguns modelos de negócio que apesar de divergentes são unidos pelo uso de um LMS. Ao optar por uma destas opções, será possível segmentar sua área de atuação e seu público alvo.

Fonte: 

  • https://noticias.terra.com.br/dino/modelos-de-negocio-que-utilizam-ead-para-educar-clientes-e-colaboradores,15cea359cd461e129e959a6fd887feb66y2nmcwn.html


WhatsApp chat