Saiba como ter obras mais lucrativas e sustentáveis

Saiba como ter obras mais lucrativas e sustentáveis

Desperdícios e os impactos ambientais por falta de planejamento na construção civil

O impacto dos desperdícios gerados pela construção civil no meio ambiente é bastante negativo, já que a proporção deste desperdício é alta. Para cada metro quadrado de área construída são gastos mais 1,3, ou seja, a cada três residências uma quarta é jogada fora.

Não à toa, o impacto ambiental da construção civil tem sido tema de discussões mundo afora. As empresas responsáveis pela construção civil, devem estar atentas à geração dos resíduos e à destinação deles. Não somente pelos prejuízos que eles geram na obra, mas também pelos danos ambientais.

A Resolução nº 307 do CONAMA, trata especificamente sobre a política nacional referente à destinação de resíduos sólidos. Seu objetivo é orientar sobre formas de diminuir o impacto negativo no meio ambiente gerado diretamente pelas construção civil.

O planejamento na construção civil deve atentar para a geração de resíduos, que é um grande desafio para as empresas do setor de construção.

Uma forma de lutar contra os impactos negativos no meio ambiente, gerados por estes desperdícios é implantar ações de reutilização desses materiais, sempre que possível. Dar mais atenção ao planejamento na construção civil e adquirir novas tecnologias para melhoria dos processos de construção também é essencial.

Outro ponto relevante, é conhecer e aplicar materiais de construção sustentáveis. Eles surgem todos os dias e que podem, além de ajudar na proteção ambiental, trazer ganhos de produtividade e redução de custos. Já existem alternativas que vão desde a fundação e estrutura até o acabamento das construções.

Ao aplicar um bom planejamento na construção civil e evitar desperdícios, sua construtora obtém obras mais lucrativas e sustentáveis, o que pode ser um diferencial competitivo no mercado.

desperdício na construção

Por Henrique Boney – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

Fonte:

  • https://www.sienge.com.br/blog/como-evitar-desperdicios/


WhatsApp chat