Saiba como o design é importante para sua empresa

Saiba como o design é importante para sua empresa

É muito comum as pessoas terem uma compreensão limitada sobre o que é design. Afinal. Esta palavra é pronunciada com tanta frequência e em tantos contextos que acaba perdendo até sua relevância.

Mas não deveria ser o caso. O design é uma das disciplinas e campos de estudo mais requisitados hoje em dia, nas mais diversas áreas: da arte e do entretenimento até a produção industrial e os avanços tecnológicos mais arrojados, o design sempre estará presente.

Pense comigo: é impossível mandar um foguete para o espaço sem um designer (ou vários) contribuindo de alguma forma neste projeto.

Se você ficou espantado com esta afirmação, talvez seja porque entendo o que é design como a arte de fazer coisas bonitas, normalmente imagens, para divulgar produtos e empresas. A verdadeira definição do que é design vai muito além disso.

É claro que o design empregado na comunicação visual e identidade corporativa das empresas é um dos que chama mais nossa atenção, seja na hora de encontrar exemplos de logotipo para empresas para apresentar para a diretoria ou mesmo para algo simples como fazer cartão de visita.

Mas é importante que fique claro que o design está presente em diversos outros processos dentro de uma organização. Para criar embalagens diferentes e criativas, por exemplo. Neste caso o designer irá muito além de desenhos e formas, mas terá que pensar em materiais mais adequados, custos de produção, tipo de impressão, funcionalidade para o consumidor, possibilidade de estocagem e empilhamento, atratividade e destaque no ponto de venda, resistência ao transporte, facilidade de abertura pelo consumidor e até em desenhar uma embalagem maior para guardar as menores durante a logística.

Afinal, o que é o design senão a arte e a ciência de encontrar a melhor solução para a concepção de um produto ou serviço?

Nesse contexto, fica claro como o design pode interferir positivamente em diversos aspectos de uma empresa.

O QUE É DESIGN?

Separamos uma definição menos poética que a anterior para você, retirada de um dicionário (Aurélio) e adaptada:

Design é a concepção de um projeto ou modelo e seu planejamento, também pode significar de forma restrita: desenho industrial, desenho de produto e programação visual.

Portanto, desta definição, podemos retirar alguns campos importantes do design:

  • Concepção de projetos.
  • Planejamento.
  • Criação de produtos (e serviços).
  • Design na comunicação.

Mas, como você já percebeu, fica difícil definir o que é design de uma forma tão fria.

Realmente, por se tratar de uma disciplina que congrega tanto elementos técnicos e científicos com apurado senso estético e artístico, o design acaba se tornando um campo de estudo apaixonante e de aplicação ampla. Vamos ver algumas características que fazem do design algo tão importante para qualquer organização:

PRINCIPAIS  CARACTERÍSTICAS DO DESIGN

  • Design é a busca da melhor solução, do início ao fim de um projeto.
  • Design é um processo extremamente criativo.
  • Um design adequado sempre trará qualidade para um produto, serviço ou projeto.
  • Design e inovação são irmãos inseparáveis, quase siameses…
  • O design busca atender necessidades concretas das pessoas, com funcionalidade, custo acessível, bom-gosto e sustentabilidade financeira e ambiental.
  • O design se aproveita de oportunidades de mercado para tornar projetos viáveis.
  • Um bom design traz mais qualidade de vida para as pessoas.

Outra característica importante do trabalho de design é enxergar a relações potenciais entre aquilo que aparentemente é desconexo, integrando materiais, tecnologias, ideias, técnicas, metodologias e outros elementos de modo a criar algo novo a partir do rearranjo de recursos já existentes.

O DESIGN NA SUA EMPRESA

Para entender melhor o que é design, resumimos a maneira como ele atua no ambiente, no desenvolvimento de produtos e serviços e na comunicação de sua empresa:

A organização do ambiente de trabalho, e principalmente de vendas, se beneficia fortemente do design, que organiza fluxos de forma prática e segura. O destaque vai para os pontos de venda, onde além de funcional, o design deve ser esteticamente atraente, atender as necessidades do consumidor e ainda estar de acordo com a identidade visual da marca.

Da mesma forma, na hora de desenvolver produtos e serviços, o design contribui fortemente, atendendo as demandas do mercado dentro das possibilidades de recursos que a empresa dispõem, para entregar o melhor custo benefício ao público, com criatividade inovação.

Quanto à comunicação, o design deve saber traduzir o posicionamento da empresa e seus diferenciais de uma forma adequada à linguagem do público-alvo, construindo identidade com a marca e agregando valores intangíveis aos produtos e serviços do negócio. Tudo isso fazendo uso de cores, formas, símbolos e tipografias que comporão todos os materiais de comunicação da empresa, do logotipo ao cartão de visitas.

Fonte: HubSpot

Publicado originalmente em 15/03/2016



WhatsApp Olá! Posso ajudar?