Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

5 razões para utilizar o e-learning corporativo

5 razões para utilizar o e-learning corporativo

A alguns posts atrás, falamos sobre a importância da Educação Continuada para as empresas. Agora, vamos nos dedicar às vantagens específicas dos programas de e-learning corporativo. Embora o nome em inglês possa causar alguma confusão, e-learning corporativo é apenas uma nova forma de se referir ao já familiar T&D, só que numa versão modernizada e conectada à internet.

Por se encaixar com o perfil dos nativos digitais, o e-learning corporativo tem ganhado a disputa com treinamentos presenciais por inúmeros motivos. Dentre eles, listamos os 5 que se sobressaem.

1. Economia

Especialmente para empresas com múltiplas sedes, um treinamento online pode sair até 70% mais barato do que a modalidade presencial. Isso acontece porque não há gastos com deslocamento de instrutores, alocação de sala, coffee break, decoração de ambiente e instalação de áudio e vídeo.

2. Melhor controle do tempo

Com o e-learning corporativo, o colaborador pode gerenciar seu tempo da forma que achar melhor. Ao encaixar o curso em seu horário de trabalho de forma, ele fará o possível para que sua produtividade não seja prejudicada.

Ao optar por assistir às aulas e ler o material nos horários em que tem menor rendimento, e focar nos momentos de pico, o aprendizado vai além do conteúdo programático. Chega também ao autoconhecimento e gestão do seu próprio tempo.

3. Interatividade e confidencialidade

Em grandes treinamentos presenciais, pode haver algum constrangimento que impeça alguém de tirar dúvidas. Com o auxílio da plataforma online, o aluno pode escolher fazer perguntas diretamente ao instrutor, de forma privada, ou em fóruns de discussão, de forma pública.

Além disso, a internet abre outras possibilidades de interação, sendo os serious games um dos nossos favoritos.

4. Gestão do conhecimento e métricas no e-learning corporativo

No mundo corporativo, há um jargão que diz “Você só consegue melhorar aquilo que consegue medir”.

Com o e-learning corporativo, é possível pensar em mais possibilidades de métricas. É possível medir a assiduidade nos cursos online e a assertividade dos conteúdos com alguns testes. Além disso, pode-se usar essas informações para entender como melhorar os próximos cursos.

5. Engajamento e possibilidade de pesquisa e complemento do material em tempo real

Uma das coisas mais legais e, convenhamos, naturais de quem estuda pelo computador é a possibilidade de pesquisa complementar em tempo real. Enquanto o instrutor fala, o aluno consegue pesquisar para participar da aula ou formular melhor as perguntas para tirar as dúvidas.

Ao contrário do que os professores de antigamente pensavam, este tipo de comportamento favorece o aprendizado e incentiva a participação.

Fonte: 

No Comments

Post a Reply

Loading...