12 mar Como Elaborar Orçamentação em Projetos de Construção
Autor: Eric Dushime
Os projetos de construção nunca sairão do papel sem financiamento. O dinheiro põe em movimento as engrenagens da gestão da construção. A elaboração de um orçamento de construção, portanto, é uma das peças mais importantes no desenvolvimento de um plano de construção.
O que é um orçamento de construção?
Um orçamento de construção é uma estimativa do dinheiro necessário para levar um projeto de construção desde o início até o encerramento, incluindo todos os custos e despesas associados que são acumulados durante o processo de construção. Embora o orçamento seja uma tentativa de prever todos os custos de um projeto de construção, você deve deixar alguma margem de manobra para contabilizar quaisquer emergências ou custos de construção inesperados.
Os gerentes de projetos de construção começam com o plano do projeto, provavelmente um modelo, para avaliar quais materiais serão necessários. Fatores como a preparação do local de trabalho devem ser considerados, o que pode incluir custos de demolição, aluguel de equipamentos, custos de licenciamento e inspeção.
À medida que a execução do projeto começa, outros custos começam a aparecer. Existem custos trabalhistas e requisitos de segurança para todos os trabalhadores no local. O transporte pode ser outro custo. Projetos de construção residencial e comercial também terão custos únicos. Todas essas variáveis devem ser consideradas e calculadas.
Por que o orçamento de construção é importante?
Provavelmente, você não tem uma fonte ilimitada de dinheiro para trabalhar. Em vez disso, existem partes interessadas que investiram no projeto de construção e desejam obter lucro – e iniciar qualquer projeto sem orçamento é uma forma segura de gastar muito dinheiro. É por isso que você precisa de uma linha de base orçamentária que defina quanto você pode gastar. Ter um orçamento e um plano de projeto de construção andam de mãos dadas com qualquer projeto de sucesso.
Um orçamento de construção também é uma ótima maneira de manter seu projeto sob controle durante a execução. Quanto mais despesas não contabilizadas em um projeto, mais tempo levará para ser concluído. Fazer um orçamento permite que você leve em conta o máximo possível de custos de construção e ajuda a cumprir o cronograma.
O que está incluído em um orçamento de construção?
Em termos simples, um orçamento de construção é como qualquer outro orçamento, soma todos os custos para que o projeto seja executado. Os projetos de construção, no entanto, têm custos únicos. Portanto, antes de criar um orçamento de construção, é importante compreender os custos do projeto de construção, que se enquadram em três categorias básicas:
Custos diretos: incluem equipamentos pesados, materiais e mão de obra
Condições Gerais: São custos indiretos, que se enquadram em três tipos: custos de pré-construção, custos de organização da construção e custos de operação do projeto
Lucro e despesas gerais: o lucro é a diferença entre o que você ganhou e gastou, enquanto as despesas gerais são as despesas operacionais associadas à administração de uma empresa
Em termos do que incluir no orçamento do seu projeto de construção, isso depende do projeto em que você está trabalhando. Mas, em geral, um orçamento de construção deve incluir o seguinte:
Propriedade: Este custo depende de onde você está construindo e do escopo do seu projeto. Isso inclui o preço do lote, taxas imobiliárias, financiamento e impostos
Honorários e serviços profissionais: Esses custos estão relacionados a consultoria profissional, incluindo licenciamento, levantamento topográfico, testes, arquitetura e projeto, planejamento diretor, engenharia estrutural, elétrica, mecânica e civil, taxas contábeis, bancárias e imobiliárias.
Materiais: Ao contrário de outros custos, as despesas com materiais podem ser negociáveis, principalmente se você tiver relacionamento com seus fornecedores. Os custos de materiais tendem a representar uma grande parte do seu orçamento de construção e geralmente são divididos em duas categorias: preparação do local e estrutura do edifício.
Mão de obra: Este é o custo dos seus comerciantes, subcontratados, operadores de equipamentos e outros recursos humanos. Tenha em mente não apenas o salário por hora, mas também a remuneração dos trabalhadores, férias e licença médica.
Equipamentos e Ferramentas: Os custos de materiais e mão de obra informarão a seleção de equipamentos e ferramentas, o que ajuda a determinar o que você precisará alugar para o trabalho. Lembre-se de incluir custos de entrega, operação, combustível e manutenção.
Gestão de Projetos: As metodologias de gestão de projetos ajudam a organizar e monitorar um orçamento para evitar gastos excessivos. Considere os custos de gerenciamento de projetos de construção, bem como qualquer espaço de escritório, serviços públicos, conexão à Internet, despesas telefônicas e material de escritório.
Seguros e fianças: Todos os projetos de construção são legalmente obrigados a ter seguro. Também pode ser exigido um depósito ou caução como demonstração de fé de que sua empresa seguirá em frente e garantirá que todos os subcontratados, comerciantes e fornecedores sejam pagos. Isto é especialmente verdadeiro se estiver trabalhando em um projeto governamental.
Serviços públicos e impostos: Inclui custos de gás, água, esgoto e eletricidade associados ao canteiro de obras. Também é possível que o projeto de construção esteja sujeito a impostos locais e estaduais. Essas taxas são determinadas pelo escopo e tipo de projeto de construção que você gerencia.
Contingência: é aqui que você fornece espaço para que seu orçamento absorva custos imprevistos e despesas inesperadas. Algumas coisas que se enquadram nisso incluem mudanças no escopo, design ou atualizações de materiais, mau funcionamento de máquinas, acidentes e atos de Deus. Normalmente, o seu fundo de contingência representa entre três e 10 por cento do seu orçamento total.
Como criar um orçamento de construção
Para criar um orçamento de construção que seja uma previsão precisa de quanto custará o trabalho futuro, os gerentes de projetos de construção seguem estas três etapas:
Pesquisa e Análise de Projetos
Para prever com precisão quanto custará um projeto de construção, você deve revisar os dados históricos de projetos de construção semelhantes, conversar com os fornecedores e entender o projeto que está prestes a iniciar. Defina expectativas realistas observando recursos, opções de design, etc.
Desenvolvimento de projeto
A pesquisa leva o proprietário do projeto ou arquiteto a escolher um projeto final. O gerente de projeto usa essas informações para criar uma lista de requisitos incluindo materiais e estimativas de custos. Isto informa o processo de licitação do projeto, que ocorre quando o proprietário do projeto escolhe um empreiteiro geral e define a estrutura para a construção do orçamento real do projeto de construção.
Pré-Construção e Documentação
Agora o gerente do projeto deve falar com as partes interessadas. Isso destaca possíveis problemas que podem ser resolvidos antes da execução do projeto. Ao documentar a fase de pré-construção, o gestor do projeto tem um registo documental que mostra onde podem surgir custos inesperados. Esses custos potenciais podem informar o orçamento de construção.
O que evitar no orçamento de construção
Um dos maiores erros que um gerente de projeto pode cometer ao criar um orçamento de construção são estimativas imprecisas. Isso pode se tornar mais problemático se não houver um cronograma definitivo do projeto antes de fazer uma previsão orçamentária.
Além disso, ao fazer estimativas, existe o hábito de olhar apenas para os resultados financeiros, o que pode levar à aceitação das propostas mais baixas de empreiteiros gerais. O baixo custo pode agradar inicialmente aos seus stakeholders, mas se a qualidade do trabalho for fraca, esse prazer durará pouco. Isso pode prejudicar sua reputação e acabar custando mais caro no longo prazo.
Tão importante quanto o cronograma de construção é o seu plano. Não reservar um tempo para fazer um plano completo para seu projeto de construção irá atrasá-lo no longo prazo. Você pode perder dependências, falhas de design e muito mais. Isso atrasará o projeto e poderá estourar seu orçamento.
É importante o profissional realizar treinamento e capacitação em orçamentação de obras civis, nós indicamos o Curso: Metodologia de Orçamentos para Obras Civis.
AUTORES
Eric Dushime, LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eric-dushime-63a14a260/
FONTE
https://www.linkedin.com/pulse/budget-quick-guide-construction-example-linkedin-munezero-immanuel