A Importância do Laudo de Avaliações de Máquinas e Equipamentos Feito por um Engenheiro Treinado e Capacitado

A Importância do Laudo de Avaliações de Máquinas e Equipamentos Feito por um Engenheiro Treinado e Capacitado

O laudo técnico de avaliação baseia-se em inúmeras características e situações que agrupadas tratadas geram um produto, um resultado final do valor do ativo avaliando, dentre alguns importantes fatores estão: custo e principalmente sua utilidade. Dentre as melhores técnicas de avaliação, a experiência do engenheiro avaliador, regras científicas e normativas.

A norma brasileira ABNT NBR 14653-5:2006, Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais, e complementa os procedimentos normativos contemplados na ABNT NBR 14653-1, nos aspectos que referem-se avaliação de máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral. Para compor nossos laudos de avaliação de máquinas e equipamentos, todas as considerações e determinações da norma técnica são levados em consideração.

Para explicar mais sobre o Laudo de Avaliação de Máquinas e Equipamentos entrevistamos a seguir o Engenheiro Mecânico Gicélio Rocha.

 

1) Qual a importância de um laudo de avaliação de máquinas e equipamentos feito por um engenheiro?

O laudo somente terá validade quando executado por engenheiro qualificado e devidamente registrado junto ao CREA. A atividade técnica de avaliação de bens é regulamentada na Lei Federal n.º 5.194 de 24/12/66 que em seu Art. 7º, alínea C, descreve como privativas dos engenheiros e em seu Art. 13 define que os documentos técnicos só terão valor jurídico quando seus autores forem profissionais habilitados e qualificados.

 

2) Quem pode fazer este laudo técnico de avaliação?

Compreende-se como atribuição privativa dos Engenheiros em suas diversas especialidades, as vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, suas partes integrantes e pertences, máquinas e instalações industriais. Esta atribuição é conferida aos profissionais devidamente registrados e qualificados conforme resolução 345/90 do sistema CREA/ CONFEA.

 

3) Quais as principais normas a seguir?

A norma brasileira vigente que trata de avaliações de bens é a ABNT 14.653 e suas partes, são 07 partes distintas desta norma que em cada uma das partes trata de temas distintos. Para avaliação de Máquinas, Equipamentos, Instalações e bens industriais em geral, temos a parte 05 da referida norma. Outras normas aplicadas em avaliações de bens para fins contábeis são as estabelecidas pelo Comitê de Pronunciamento Contábil, as CPC 01 e CPC 27 são as duas mais ligadas às atividades relativas a avaliação de bens das empresas, procedimento conhecido como avaliação do ativo imobilizado e revisão de vida útil dos bens. Também referíamos a instrução normativa da Receita Federal de 2017, a INRF 1.700.

 

4) Que tipo de empresa/instituição solicita este tipo de laudo?

Todas as empresas públicas, privadas, instituições financeiras, seguradoras, empresas de auditoria e consultoria, empresas de contabilidade são as tomadoras de serviços de avaliação de bens nas diversas finalidades como avaliação para fins de garantia, penhora, avaliação para cisão, fusão, avaliação para seguro, avaliação do ativo imobilizado para fins contábeis e financeiros, avaliação para incorporação e também avaliação para liquidação forçada.

 

Sobre o Eng. Mecânico Gicélio Marques da Rocha:
Engenheiro Mecânico (PUC-Minas);
Pós-Graduação Especialização em Avaliações e Perícias de Engenharia (PUC-Minas);
Pós-Graduação Especialização em Gestão de Pessoas (PUC-Minas);
Engenheiro de Avaliações de Bens conforme ABNT 14.653 parte 05;
Instrutor em Cursos de Avaliação de Máquinas, Equipamentos, Instalações e Bens Industriais em Geral conforme ABNT 14.653-5 na ABEMEC RS, IBAPE-MG e INBEC-BH;
Professor EAD do curso de Avaliações e Perícias em Engenharia na UNIJUI RS para disciplina de Avaliação de Bens parte 5 da ABNT 14.653.
Membro da Comissão do IBAPE – MG para elaboração de boas práticas em avaliações de máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral conforme ABNT 14.653-5;

 

Link do Curso: AVALIAÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E BENS INDUSTRIAIS EM GERAL ABNT 14.653-5
https://www.sympla.com.br/curso-avaliacao-de-maquinas-equipamentos-instalacoes-e-bens-industriais-em-geral–abnt-14653-5__946787

 

*Fonte: http://laudodeavaliacao.com.br/avaliacao-equipamentos-maquinas/



WhatsApp chat