Dicas de como evitar desperdícios na obra de construção civil

Dicas de como evitar desperdícios na obra de construção civil

Com um bom planejamento, sua construtora pode evitar perda de materiais, de recursos financeiros e até mesmo da mão de obra. O planejamento na construção civil é tão importante quanto a execução. É importante atentar também para as ferramentas que podem auxiliar o trabalho de planejamento e, desta forma, otimizar ainda mais a execução da obra.

Para aprimorar o planejamento das suas obras, é imprescindível saber onde ocorrem os principais desperdícios, além de seu impacto ambiental. Desse modo se torna possível identificar as melhores maneiras de evitar que ocorram perda de materiais e gastos desnecessários.

Planejamento na construção civil: os principais desperdícios

Diversos setores e procedimentos em uma obra estão sujeitos a desperdícios. Assim, o planejamento na construção civil e um monitoramento constante são essenciais. É importante identificar quais são os principais locais onde ocorrem estes desperdícios e, então, proceder com ações para evitar que eles aconteçam.

Quando uma construtora não atenta para esse aspecto e não investe em planejamento na construção civil, certamente enfrenta problemas de sustentabilidade e de produtividade. Para dar os primeiros passos em direção do planejamento, confira os principais pontos geradores de desperdício em uma obra:

  • Compra de materiais de forma ineficiente;
  • Falta de controle de estoque;
  • Falta de organização no canteiro de obras;
  • Logística do transporte de materiais inadequada;
  • Má utilização dos materiais;
  • Locais inadequados para acomodação dos materiais;
  • Falta de qualidade nos procedimentos.

Implantar o planejamento na construção civil e identificar os principais pontos de desperdício, e em seguida combatê-los de forma eficiente, vai otimizar os custos e prazos de suas obras.

É importante lembrar que a redução de desperdício na obra gera não apenas ganhos de produtividade e lucro, mas também proporciona o desenvolvimento da sustentabilidade e a preservação ambiental.

Após identificar os principais pontos causadores de desperdícios na sua construtora, é importante traçar estratégias para evitá-los. No desenvolvimento do planejamento na construção civil, o responsável deve atentar para os principais pontos geradores de desperdício e traçar as diretrizes para evitá-los.

Descubra como evitar desperdícios, com as sete diretrizes para um bom planejamento na construção civil:

1 – Compra de materiais

Na compra de materiais, é importante atentar para questões bastante comuns e rotineiras dentro de uma obra. Pedidos em duplicidade ou pedidos com dimensões ou quantidades erradas, entre outros, são grandes contribuintes do desperdício. Por isso, ter gestão sobre essas informações é fundamental para reduzir a perda de materiais..

2 – Estoque

É muito importante saber o que está disponível ou não em estoque, assim como a necessidade das obras em andamento, de acordo com os cronogramas. Outro ponto importante é controlar as datas de validade dos materiais assim como a rotatividade dos materiais, para evitar acúmulo ou perda.

3 – Organização do canteiro

Um canteiro de obras desorganizado gera muito desperdício, além de aumentar os riscos de acidentes de trabalho. Sua construtora deve ter espaços adequados e seguros, abrigar quantos estoques forem necessários.

4 – Logística dos materiais

O transporte de materiais em si gera desperdício, por isso, eles devem ser guardados em locais estratégicos e utilizar o mínimo possível de locomoção. E o fluxo de transporte dentro do canteiro de obras também deve ser planejado desde o início da empreitada.

5 – Melhoria de procedimentos

Procedimentos efetuados de forma errada no canteiro de obras geram desperdícios que poderiam ser evitados. É importante estar sempre atento a possíveis melhorias, como guardar tijolos em pilhas para evitar quebras geradas por mal armazenamento.

6 – Utilização dos materiais

Se a compra dos materiais merece atenção dentro do planejamento na construção civil, sua utilização também. Produzir uma grande quantidade de cimento de uma só vez, para utilização no decorrer do dia, gera desperdício. O ideal é que que as obras produzam esses insumos aos poucos, à medida em que são consumidos.

7 – Qualidade

De nada adianta utilizar os materiais de forma correta ou contar com uma excelente logística, se aquilo que for produzido for de baixa qualidade. Além gerar desperdício ao jogar fora o material, haverá retrabalho, que aumenta o custo da obra.

Para combater os desperdícios de uma obra de forma eficiente, também é necessário aliar um bom planejamento a um software de gestão especializado em construção civil. Ao contar com uma solução especializada, sua construtora obterá benefícios como:

  • Aperfeiçoamento da gestão da obra;
  • Simplificação e automação das atividades e processo;
  • Integração entre processos, pessoas e setores;
  • Maior controle da realização da obra;
  • Mais precisão no orçamento, financeiro e compras
  • Aumento da produtividade dos times;
  • Previsibilidade e informações à mão para tomada de decisão..

 Fonte:

  • https://www.sienge.com.br/blog/como-evitar-desperdicios/


WhatsApp chat