Como manter todas as suas contas seguras em um mundo onde as pessoas querem seus dados

Como manter todas as suas contas seguras em um mundo onde as pessoas querem seus dados

Parece que quase não se passa uma semana sem que algum hack de dados ou vazamento chegue às manchetes. Com tanto da vida moderna agora armazenada e gerenciada online, é vital que você mantenha suas contas mais importantes bloqueadas e o mais protegido possível – é para isso que estamos aqui para ajudá-lo.

Muitas medidas de segurança serão as mesmas em todas as suas principais contas online, é apenas uma questão de saber onde encontrá-las e como ativá-las. Em geral, escolha senhas longas e fortes, escolha senhas diferentes para cada serviço e mude-as regularmente … e se isso soa como muita memorização, use um gerenciador de senhas. Este guia para escolha de senha também é um bom recurso.

Também ative a autenticação de dois fatores sempre que possível. A autenticação (ou verificação) de dois fatores força qualquer pessoa que tente acessar sua conta a fornecer mais do que apenas um nome de usuário e senha – sua conta também exigirá um código secundário ou processo de verificação, geralmente fornecido em outro dispositivo. Isso dá a você outro obstáculo para pular ao fazer login, mas o que é inconveniente para você é um obstáculo muito maior para alguém que roubou sua senha.

Finalmente, aproveite as opções de segurança de cada serviço, que geralmente permitem detectar uma máquina desconhecida que pode estar conectada a uma de suas contas.

 

Como proteger sua conta do Google

O Google tornou possível usar um portal central – a página da sua conta do Google na web – para gerenciar todos os vários aplicativos e serviços que desenvolve. Há até um assistente de verificação de segurança útil que você pode executar, que está disponível na página principal.

Este assistente permite que você analise suas informações de recuperação (o número de telefone e e-mail que você pode usar para voltar à sua conta se estiver comprometida), bem como verificar os dispositivos e aplicativos conectados à sua conta (remova aqueles que você não reconhecer) .

 

Como proteger sua conta da Apple

Também recomendamos ativar a verificação em duas etapas – clique na opção Segurança no menu à esquerda e encontre a seção fazendo login no Google. Isso significa que qualquer pessoa que tentar entrar em sua conta em um novo dispositivo precisará de outro código (enviado por mensagem de texto ou um aplicativo em seu telefone), além de seu nome de usuário e senha.

Como proteger sua conta da Microsoft

A Microsoft oferece configurações de segurança semelhantes ao Google e à Apple, incluindo opções para revisar seus dispositivos ativos e configurar a verificação em duas etapas. Existem algumas maneiras diferentes de acessar as páginas de que você precisa online, mas a mais fácil é acessar a página da sua conta da Microsoft. Depois de fazer login com seu nome de usuário e senha, você verá todos os computadores e outros hardwares vinculados à sua conta da Microsoft sob o título Dispositivos.

Clique em qualquer uma das entradas e selecione Gerenciar para abrir um menu suspenso que oferece a opção de removê-lo. Clique em Segurança para acessar as opções de senha e ver as atividades recentes. Isso oferece outra maneira de detectar idas e vindas suspeitas em sua conta. Clique em Opções de segurança avançadas para ver mais recursos e configurar a verificação em duas etapas, de forma que um smartphone confiável se torne um requisito extra para entrar em sua conta, além de seu nome de usuário e senha.

Como proteger sua conta do Facebook

Na maior rede social do mundo, há um número impressionante de maneiras de proteger sua conta além de apenas ter uma senha forte e difícil de adivinhar. Você pode encontrar a maioria deles na guia Segurança e Login da página de configurações do Facebook. Você pode revisar onde está conectado e em quais dispositivos, por exemplo, e receber alertas sobre logins não reconhecidos em novos dispositivos.

O Facebook também permite que você especifique “contatos confiáveis” que podem provar ao Facebook que você é quem diz ser, caso seu acesso à conta seja bloqueado. Nossa velha opção de autenticação de dois fatores é exibida novamente e funciona da mesma forma que nos serviços mencionados acima. Para recapitular: você precisará de um código de seu telefone, bem como seu nome de usuário e senha se quiser fazer login no Facebook em um novo local. Depois de marcar um computador ou dispositivo como confiável, você não precisará repetir esta etapa.

 

Como proteger sua conta do Twitter

O Twitter não oferece tantas camadas de segurança quanto o Facebook, mas as principais proteções ainda estão disponíveis se você abrir a página de configurações do Twitter na web. A autenticação de dois fatores está lá, em Segurança e acesso à conta> Segurança, e você pode escolher como deseja provar que é você (por mensagem de texto, aplicativo de autenticação ou chave de segurança). Se outra pessoa estiver tentando entrar em sua conta, isso deve proteger sua privacidade e alertá-lo ao mesmo tempo. Também é uma boa ideia marcar a caixa em Proteção adicional por senha na mesma página Segurança. Isso significa que o Twitter solicitará informações adicionais (como seu número de telefone) se alguém tentar iniciar o processo de reinicialização.

 

Como proteger sua conta do Yahoo

Outrora o mecanismo de busca mais usado na web, os serviços do Yahoo estão muito atrás do Google em popularidade. Se você não abandonou completamente os serviços online da empresa, pode tentar minimizar o risco de futuras invasões visitando a página da conta do Yahoo em seu navegador. Clique em Segurança da conta para obter as configurações principais que você precisa saber – você pode ativar o recurso onipresente de verificação em duas etapas, bem como configurar uma senha de app, que é uma senha única gerada pelo Yahoo para um determinado aplicativo ou serviço vinculado à sua conta do Yahoo.

 

Como proteger outras contas

Suas outras contas online geralmente terão opções semelhantes às que já mencionamos – pesquise as várias configurações e veja o que você pode encontrar. A verificação em duas etapas está disponível na maioria das contas, por exemplo. Infelizmente, nada pode torná-lo 100 por cento seguro online, então não fique arrogante. Novas vulnerabilidades de segurança são descobertas o tempo todo e nem sempre há algo que você possa fazer a respeito. Você apenas tem que ficar vigilante e tentar minimizar o risco tanto quanto possível. Com isso em mente, fique de olho nas notícias de segurança de tecnologia e desconfie de tentativas de roubar suas credenciais de login por meio de emails de phishing ou outros tipos de engenharia social. Também é importante manter seu sistema operacional, navegador e pacote de antivírus atualizados também. As atualizações geralmente corrigem falhas de segurança, de modo que as versões mais recentes do software também serão as mais seguras.

 

Fonte: https://www.popsci.com/protect-your-accounts-online/?taid=60aab4487e2160000118d1d9&utm_campaign=trueanthem_trending-content&utm_medium=social&utm_source=twitter

Publicado originalmente 21/03/2021



WhatsApp chat