A importância do treinamento EAD em uma rede de franquias

A importância do treinamento EAD em uma rede de franquias

O método de ensino online vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, e numa rede de franquias, isso não é diferente.

Salas de aula são ambientes com suas peculiaridades. Por mais que sejam o local de encontro olho a olho entre alunos e professores, são tradicionais, hierárquicas e sim, pouco interativas. Muitas vezes, o clima é intimidador: o professor é posto mais como uma autoridade do que como um guia. Felizmente, essas ideias estão sendo quebradas com o tempo: e uma das principais mudanças veio com o desenvolvimento da Internet. A rede trouxe a interatividade a níveis nunca antes vistos e possibilitou a criação de plataformas de convivência e de troca de informação – entre elas, as plataformas EAD.

Mas o que é, afinal, EAD? O chamado Ensino à Distância é caracterizado pela transmissão de aprendizado fora do espaço físico da sala de aula. Oferece a possibilidade de acesso às informações a qualquer hora e lugar, bem como o levantamento de debates em grupo e a participação de todos os usuários, incluindo obviamente, o professor, que conduz o espaço. O EAD começou nas universidades, ao serem oferecidas cadeiras semi-presenciais aos matriculados, mas hoje está inserido inclusive no mercado. As plataformas de ensino à distância estão já nas empresas e redes de franquias, ajudando na capacitação dos funcionários, no compartilhamento de conhecimento e na importante padronização de processos.

O EAD nas franquias: padronização, democratização e expansão

Para ser levado a esse nível, tal método de ensino demonstra ter muito potencial e muitas vantagens em relação às aulas presenciais. De acordo com ngela Mazoni, diretora da ABF Educação (Associação Brasileira de Franchising), a ferramenta se tornou indispensável para o processo de treinamento em franquias e traz inúmeros benefícios a elas. “Com o EAD, conseguimos atingir toda a rede”, diz. Talvez seja esse seu maior diferencial, encontrado na dificuldade em obter uma padronização de franquias espalhadas por longínquos territórios. As plataformas de ensino a distância são utilizadas por todas as unidades selecionadas, então a informação e o conhecimento que ali estão, são transmitidos no mesmo aprendizado para todas as lojas, por mais afastadas que elas estejam. O mesmo aprendizado resulta nos mesmos serviços, sendo a característica principal de uma rede de franquia oferecer a mesma qualidade em seus diversos pontos de atuação.

Além disso, treinamentos nunca foram tão acessíveis, didáticos e interativos. O EAD permite que sejam utilizados diversos meios para compartilhar conhecimentos: vídeos, salas de bate papo, e-books e tarefas online. Tudo isso disponível para todos, a qualquer lugar e a qualquer hora. O ensino à distância é a democratização do aprendizado: hoje, é mais fácil treinar e ser treinado.

Não podemos esquecer que expandir a franquia é o desejo de qualquer empreendedor, e isso acontece apenas com treinamento de novos franqueados e funcionários. Através de bons planos de ensino EAD, o processo de qualificação em uma expansão se torna mais eficiente em um mercado instável, dinâmico e sempre em desenvolvimento. Novas técnicas e tecnologias auxiliam na integração de novos operadores à empresa e oferecem o know-how necessário para todos os funcionários, em momentos de ingresso e também de adaptação.

Desenvolvendo plataformas EAD de acordo com a franquia

A história do EAD é longa e não começou com a Internet. Cursos eram enviados por correspondência, videoaulas eram produzidas – como o famoso Telecurso 2000 –, o que proporcionava o aprendizado à distância, mesmo que limitado. A diferença é que o EAD realmente foi impulsionado com o desenvolvimento da web, cuja principal característica é a interação entre duas ou mais partes. Ambientes virtuais são criados a todo o momento, cada um com uma proposta diferente atendendo variadas necessidades educacionais: das mais básicas às mais profissionais. Desenvolver plataformas EAD é poder adaptar a franquia a um sistema, oferecendo os melhores meios para que a proposta da empresa esteja destacada.

Normalmente, os cursos educativos online (chamados de e-learning) são hospedados em uma plataforma LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão da Aprendizagem). Elas funcionam como um local de armazenamento de informação, seja ela através de vídeos, áudios, textos, enfim, além serem um espaço de contato entre professores e alunos em fóruns. Entretanto, o que mais importa é o conteúdo disponível. De nada adianta os participantes dos cursos terem acesso aos materiais a qualquer momento, se conteúdo não possui qualidade ou se não supre as maiores dúvidas.

O EAD é bastante motivador e induz o engajamento dos usuários apenas se o material oferecido é realmente relevante para a relação do funcionário com a rede de franquias. A relevância é chave para um treinamento de qualidade: o que mais importa? O que não importa? Como abordar o necessário? Produzir um bom conteúdo é essencial, caso contrário, o ensino à distância pode ser mais uma armadilha do que uma solução.

Acompanhamento integrado e organizado

Acessar uma plataforma EAD é algo muito prático. Normalmente, basta criar um login de acesso e pronto, você tem o seu usuário, o qual você edita com suas informações. Em uma empresa, então, isso é ótimo para o monitoramento dos funcionários. Se cada um cria seu próprio login, é possível acompanhar integralmente sua participação no ambiente – e dessa forma ver quais conteúdos são mais acessados, quais tem mais engajamento e quais não estão sendo muito bem aceitos. Isso permite ao franqueador ou franqueado fazer a análise dos resultados e dar feedbacks quando necessário.

Vale destacar que o acompanhamento da capacitação, em uma rede de franquias, deve ser feito regularmente. Metas também devem ser estabelecidas através do uso de check-box, por exemplo. Assim, um ritmo de aprendizado é mantido e o treinamento é completado em um período determinado de tempo.

Entende por que o EAD é fundamental no meio do franchising? É só reparar no aumento de número de franquias que o mercado vem demonstrando de uns anos até aqui. A tecnologia faz a diferença no mercado, pois o qualifica, através de suas diversas funcionalidades.

Fonte:



WhatsApp Olá! Posso ajudar?