Aplique indicadores de desempenho de Power BI a projetos de engenharia

Você já se imaginou como seria dirigir um carro sem o painel de instrumentos? E na hora em que você fosse passar por um radar, ficaria sem saber a velocidade, ou então quando passar por um posto de gasolina você não terá a noção exata de quanto de combustível você ainda tem em seu tanque.

Pois então, agora imagine agora que na sua empresa, existe um time de engenharia para conduzir vários projetos simultâneos e a equipe não sabem quais indicadores de desempenho utilizar ou como utilizá-los.

Eu já presenciei empresas que não sabiam mensurar o quanto que era produzido semanalmente, bem quanto de recursos (mão de obra) estavam sendo utilizados para se produzir o escopo.

A importância de acompanhar os indicadores de desempenho não se limita em apenas obter a mensuração do que se foi realizado, mas o principal: obter parâmetros para projetar uma tendência melhor.

Você pode iniciar com algo simples, uma tabela. Selecione os principais KPI´s (Key Performance Indicator, ou em português Indicadores-Chave de Desempenho), estabeleça uma métrica, unidade de medida e a meta a ser alcançada. Monitore com uma certa frequência os dados e utilize-os de forma prática para gerir o seu projeto.

Existem vários modelos de Painéis de Controle elaborados no Excel e que de são simples controle.

E também existe uma poderosa ferramenta chamada Power BI.

O Power BI é um serviço de análise de negócios desenvolvido pela Microsoft, ele fornece insights para permitir decisões rápidas e informadas.

No site da Microsoft é possível baixar uma versão gratuita do Power BI Desktop e também elaborar Dashboards para a sua empresa.

No vídeo abaixo é apresentado a aplicação do Power BI para controle de engenharia, utilizando com principal KPI a unidade de A1 Equivalente.

Fonte: Linkedin

Autor: Gleidson Gonçalves

Deixe uma resposta