Trabalho em altura exige sérios cuidados

Trabalho em altura exige sérios cuidados

O descumprimento das exigências da Norma regulamentadora NR35 pode trazer sérios riscos à saúde e a vida do trabalhador.

É preciso redobrar a atenção ao executar uma tarefa trabalhando em altura. O risco de quedas em atividades realizadas em locais com altura superior a dois metros do piso pode ter consequências graves e fatais.

Segundo o especialista em segurança do trabalho Claudio Pereira, os acidentes acontecem devido ao não atendimento das normas de saúde e segurança do trabalho, em especial a NR 35. “É necessário estar atento aos detalhes exigidos pela normativa. Só assim a empresa garante a qualidade de vida do trabalhador”, explica.

De acordo com a Norma, existem responsabilidades para ambas as partes, por parte do empregador e do empregado. Caso ocorram falhas no atendimento da norma, o risco se torna eminente. E, portanto cabe ao empregador estar atento ao cumprimento da norma. Entretanto, ambos estão sujeitos a multas e penalidades.

Quando o agente de fiscalização constatar situação de risco grave e iminente, o agente poderá propor que seja aplicada penalidades como interdição imediata do estabelecimento, setor ou equipamento. Ou até a paralização parcial ou total da obra.

O treinamento em Trabalho em Alturas é uma prática comum em Engenharia de Segurança e também importante, pois assegura à preservação da saúde e da integridade do trabalhador e proporciona ao empregado o entendimento necessário para a execução correta e segura de sua atividade profissional.

Fonte:

  • http://www.segs.com.br/demais/52614-trabalho-em-altura-exige-serios-cuidados.html

 

 



WhatsApp chat