06 abr Veja 4 passos para montar um plano de aula remoto
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, a suspensão temporária das aulas da rede de ensino fica cada dia mais certa. E como as escolas da rede privada podem buscar alternativas e estratégias de ensino para manter seus alunos engajados? Pensando nisso, preparamos um post especial de como preparar um plano de aulas remotas e como o sistema de ensino pode auxiliar as escolas em momentos de crise.
A partir da modernização de espaços, ferramentas e práticas educacionais, profissionais da educação em todo o mundo estão trabalhando por uma transformação cada vez mais profunda e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento de um plano de aulas remotas é o momento ideal para colocarmos em prática novas ideias e fomentar as aprendizagens ativas. Vale ressaltar que o ensino a distância é benéfico, e, com criatividade, podemos enxergar grandes oportunidades, principalmente em momentos de desafios.
Facilitar a inserção da tecnologia na sala de aula está entre os principais benefícios do sistema de ensino para a sua escola.
Que tal ser um multiplicador dessa mudança na sua escola, começando por um plano de aulas remotas?
PLANO DE AULAS REMOTAS – COMO ELABORAR?
1- COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS
Os estudantes de hoje se comunicam com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que seus pais e professores. A interação nesses espaços tem muito a acrescentar à prática pedagógica para o desenvolvimento do plano de aulas remotas.
As ferramentas e plataformas para isso são abundantes. Apresentamos a seguir algumas sugestões de comunicação remota com os alunos:
- WhatsApp: Utilização para conversas individuais, em grupos ou através de listas de transmissão;
- Google Hangout Meets: Plataforma de webconferência para até 100 pessoas ao mesmo tempo;
- Skype: Plataforma de comunicação para uma quantidade reduzida de pessoas;
- Google Forms: Criação de avaliação, simulados e provas para resolução no formato digital;
- Microsoft Teams: Trabalhe em equipe usando chat, compartilhando arquivos e fazendo chamadas com vídeo.
Procure identificar as tarefas que podem ser transpostas, facilitadas ou repensadas para o meio digital. Utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, caso a sua escola ou o seu sistema de ensino disponha de um, é um ótimo exemplo.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) funciona como uma “sala de aula” virtual, que traz videoaulas, planos de estudo e atividades, além da análise de dados educacionais.
2- ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO PARA O PLANO DE AULAS REMOTAS
Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam sozinhos a lição de casa, neste encaminhando metodológico para o desenvolvimento de plano de aulas remotas, a sugestão é que primeiro o aluno realize a internalização dos conceitos essenciais antes da aula e depois com a ajuda da orientação do professor discutam os conhecimentos adquiridos e tirem possíveis dúvidas, seguindo a lógica da sala de aula invertida.
Considere propor que o primeiro contato com o conteúdo, estudado previamente a distância, seja feito por meio do uso de materiais digitais, como: videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.
O material didático e sistema de ensino podem ser grandes aliados do professor na elaboração do plano de aulas remotas. Confira se o seu material traz encaminhamentos metodológicos, sugestões de atividades, referências, propostas de avaliação e outros elementos que possam auxiliar na construção do plano de aula.
3- ATIVIDADES AVALIATIVAS PARA O PLANO DE AULAS REMOTAS
Para o desenvolvimento do plano de aulas remotas, o professor pode solicitar aos alunos a realização das atividades contidas no livro e o envio de um print das respostas por e-mail ou WhatsApp. Também é possível utilizar esse dispositivo para o envio de áudios para a turma, com explicações e encaminhamentos para realização dos exercícios.
O professor também pode desenvolver suas próprias avaliações, pesquisas e questionários utilizando ferramentas gratuitas, como o Google Forms.
Caso a sua escola utilize um sistema de ensino, uma dica é verificar se ele disponibiliza avaliações em formato digital, como atividades de fixação e reforço, provas e simulados.
4- PROMOVA DISCUSSÕES PRÁTICAS NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULAS REMOTAS
Que tal promover a discussão prática do conteúdo teórico trabalhado nas aulas remotas? O professor pode abrir um chat para discutir o assunto abordado na aula através das diversas ferramentas de comunicação sugeridas nesta matéria.
Aproveite este momento para criar espaços para a interação entre os próprios estudantes. Promova debates e estimule a participação e a exposição de diferentes pontos de vista.
Fonte: SAEDIGITAL
Publicado originalmente em 05/04/2020